domingo, 12 de maio de 2013

De que maneira a cultura de massa influencia a cultura popular e erudita.



 A separação entre cultura popular e erudita, com a atribuição de maior valor à segunda, está relacionada à divisão da sociedade em classes, ou seja, é resultado e manifestação das diferenças sociais. Há, de acordo com essa classificação, uma cultura identificada com os segmentos populares e outra, superior com as elites.
A cultura erudita abrangeria expressões artísticas como a música clássica de padrão europeu, as artes plásticas – escultura e pintura-, o teatro e a literatura de cunho  universal. Esses produtos culturais, como qualquer mercadoria, podem ser comprados e, em alguns casos, até deixados de herança como bens físicos.
A chamada cultura popular encontra expressões nos mitos e contos, danças, música de sertaneja a cabocla, artesanato rústico de cerâmica ou de madeira e pintura; corresponde, enfim, à manifestação genuína de um povo. Mas não se restringe ao que é tradicionalmente produzido no meio rural. Incluir também expressões urbanas recentes, como os Grafites, o hip-hop e os sincretismos musicais oriundos do interior ou das grandes cidades, o que demonstra haver constante criação e recriação no universo cultural de base popular.
A cultura de massa é uma cultura fabricada pela ideologia que tenta se apresentar como sendo a própria cultura. A cultura de massa é um sistema de pensamento muito fácil  de desmascarar já que tem por característica primeira “o ser limitado”. Já que a construção da cultura popular se dá pela experiência histórica de um povo, que mediante sua própria história constrói sua identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário